Angra do Heroísmo

Quer Comentar?
Angra do Heroismo
Baía de Angra do Heroísmo

Angra é uma cidade pequenina mas muito pitoresca. Nasceu onde a natureza decidiu criar um porto natural único, ladeado por uma península de formas abruptas de origem vulcânica que entrava pelo mar adentro e que, como uma muralha providencial, a protegia dos ventos de oeste. Foi entre esta península e uma ponta rochosa a nascente desta que surgiu, na segunda metade do séc. XV, a povoação “ancra” ou “anchora”, um porto pequeno mas abrigado e profundo.


Angra do Heroísmo


Vista do pontão da Marina, faz lembrar aquelas “ilhas do tempo dos piratas”, com os fortes, as enseadas, as  muralhas, as igrejas...

Marina
Imagino as praças apinhadas de gente, soldados, comerciantes com bancas repletas de especiarias, sedas, frutas e animais exóticos,  pescadores com cestas cheias de peixe, meretrizes, armadores, gente de todos os continentes, navegadores que por aqui paravam para fazer escala nas viagens mais longas. Aqui  chegava o ouro e prata das Américas, as especiarias do Oriente, o açúcar e as madeiras do Brasil. Todo este imenso comércio e prosperidade atraía tanto corsários como frotas interessadas em controlar o Atlântico.



Angra do Heroismo
Marina e Forte S.Sebastião

Angra do Heroismo
Marina e Forte S.João Baptista

Na ponta rochosa a nascente surgiu o forte de S. Sebastião, que tomou o nome do monarca por ter sido terminada a sua edificação aquando do seu reinado. Na península vulcânica, o Forte de S.João Baptista.

Angra do Heroismo
Portas da Cidade


Angra foi elevada a cidade em 1534 mas hoje, Angra mantém o  encanto e o mistério de outrora...

 A cidade foi tremendamente destruída pelo terramoto de 1 de Janeiro de 1980. Todo o centro histórico ficou em escombros e ruínas mas há quem diga que “há mais Heroísmo em Angra do que a cidade deixa perceber” e os Angrenses deitaram mãos á obra e a reconstrução e restauração do Centro Histórico de Angra do Heroísmo  permitiu que este fosse incluído na Lista da UNESCO como Património Mundial em 1983. Esta classificação é justificada pelo papel crucial que Angra desempenhou no quadro da expansão europeia e  portuguesa no Mundo.


   
Ladeira Sao Francisco
Ladeira de S.Francisco
Angra do Heroismo ruas
Rua do Galo
Angra do Heroismo ruas
Rua da Rocha

Angra do Heroismo ruas
Rua da Sé
Angra do Heroismo ruas
Rua da Rocha
Angra do Heroismo ruas
Rua de S.Pedro

0 comentários: