Ilhéus das Cabras

Quer Comentar?

ilheus das cabras ilha terceira


Os ilhéus das Cabras  é um conjunto de dois ilhéus chamados individualmente de Ilhéu Pequeno e Ilhéu Grande. São duas pequeninas ilhas, outrora uma só, situadas frente à costa sul da ilha Terceira, na freguesia do Porto Judeu. São constituídos pelos restos de um cone vulcânico palagonitizado (1) que tem sido desfigurado pela erosão marinha,  pelas movimentações tectónicas e tendo parte do ilhéu pequeno sido desmoronado pelo sismo de 1980, que também derrubou Angra do Heroísmo.

Ilheus das cabras Ilha Terceira
 

Os Ilhéus das Cabras  possuem apenas vegetação rasteira não endémica, mas no que diz respeito à avifauna, podem observar-se aí o cagarro (Calonectris diomodea borealis) e o garajau-comum (Sterna hirundo), espécies protegidas pelo Anexo I da Directiva Aves, contando-se também com a presença de espécies como a garça-real (Arrfea cinerea) e o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), além do morcego-dos-Açores (Nyctalus azorium), único mamífero endémico dos Açores. Na Zona de Protecção Especial dos ilhéus das Cabras existem cinco espécies selvagens nidificantes.
Os ilhéus das Cabras são também uma zona frequentada por pequenos cetáceos, destacando-se a toninha-brava (Tursiops truncatus) e tartarugas, como a tartaruga-boba (Caretta caretta), espécies constantes do Anexo II da Directiva Habitats da União Europeia.
Este local está assim classificado como área importante para as aves (IBA) e como Zona de Protecção Especial (ZPE) no âmbito da Rede Natura 2000, além se ser uma Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies incluída no Parque Natural da Terceira.

Ilheus das cabras Ilha Terceira

Ilheus das cabras Ilha Terceira

Ilheus das cabras Ilha Terceira

Ilheus das cabras Ilha Terceira





Fontes:

0 comentários: