Carnaval Terceirense - 17 a 21 de Fevereiro de 2012

Quer Comentar?


Estamos a chegar ao Carnaval e como tal....


O Carnaval Terceirense é muito antigo e muito peculiar, e há uma forte hipótese de esta tradição ter influências do século XVI, através dos autos  de Gil Vicente.

Trata-se de uma tradição popular onde o divertimento se alia ao teatro, à dança, música e à crítica social e política.

Cada freguesia organiza grupos, danças ou bailinhos, que ensaiam a interpretação de comédias de sátira social, compõem as músicas, ensaiam uma coreografia, criam as suas roupas e depois  percorrem as diversas comunidades da ilha. As personagens mais usadas, por estes grupos, para encarnar uma personagem são o maricas, o bêbado, o velho ou o  tolo. Os principais instrumentos utilizados são a viola da terra, bandolim, acordeão, e ferrinho.


Foto de RTP Açores

Existem várias categorias dessas danças e bailinhos de carnaval: as chamadas danças de espada, as danças de pandeiro, as danças de varinha e os bailinhos que podem ter tanto a vara como o pandeiro.

As danças do Entrudo são sempre dividias em três partes distintas:
  • A “entrada” ou “saudação”, em que se cumprimenta o povo e o local onde se encontram.
  • O “assunto”, em que se apresenta o argumento da “Dança” e ao qual imediatamente se segue o enredo.
  • Por fim, a “despedida”, em que se agradece a todos os espectadores a atenção dispensada com a “Dança” e se agradece, ao salão, à Casa do Povo, etc, por os ter recebido.


    Foto de : expresso das nove
    Há duas espécies de bailinhos : os puxados a bandeiro e os puxados com ferrinhos com fitas de seda coloridas nas pontas, usadas como um maestro a dirigir uma filarmónica.Cada puxador, usa um apite que é que é o comando para a troca de dançarinos (coreografia) e mudança de música.
     
    Antigamente estas manifestações teatrais eram realizadas em locais abertos, como em largos ou terreiros, mas hoje, por questões de comodidade,  passou-se a fazer dentro de locais fechados, sendo que estes vão percorrendo longas distâncias, pois querem percorrer o máximo de freguesias possíveis. Durante três, actualmente quatro, dias de Entrudo é um corrupio de danças e bailinhos, a animar a mais festiva ilha açoriana.



    Aqui ficam o link do bailhinho de Santa Bárbara 2011 para aguçar o apetite para este ano:
    http://www.youtube.com/watch?v=x1wXLkQBWIA&feature=related - Introdução e saudação
    http://www.youtube.com/watch?v=x6J2Cr1Orf4&feature=related - 1º e 2º actos
    http://www.youtube.com/watch?v=Rkbfjw7-ZRs&feature=related - 3º e 4º actos
    http://www.youtube.com/watch?v=aR35jJCJCHY&feature=related - Despedida e Marcha Final




    0 comentários: