Impérios do Espírito Santo

Quer Comentar?
Imperio de Sao Pedro Angra do Heroismo
Império do Espírito Santo
 de São Pedro (Rua de Trás)
Fundado 1877
Freguesia de S.Pedro


O culto nos Impérios ao Divino Espírito Santo já é descrito 150 anos após o povoamento das ilhas como sendo um culto generalizado em todos os Açores. Serviu como que um elo de união para as gentes provenientes de lugares tão diversos como a Flandres e o Algarve, e representando um verdadeiro traço cultural unificador das populações das diversas ilhas.




Assim, a Irmandade com carácter territorial  (composta por irmãos, voluntariamente inscritos e consensualmente aceites, todos eles iguais em direitos e deveres) é responsável pela organização do culto estruturado em torno de um Império do Espírito Santo (normalmente um pequeno edifício com arquitectura distinta em torno do qual se realizam as actividades do culto, sendo que na Ilha Terceira são pequenas capelas vistosamente ornadas e encimadas pela coroa imperial) ao qual geralmente está associada uma dispensa que, como o nome indica, se destina ao armazenamento dos adereços, dos víveres e dos demais elementos necessários às celebrações, que são da responsabilidade do Mordomo (geralmente um irmão que se oferece para desempenhar a função por vezes em agradecimento de uma graça ou em forma de promessa).




Império dos Inocentes da Guarita em Angra do Heroismo
Império do Espírito Santo
 dos Inocentes da Guarita
Fundado em 1901
Freguesia da Conceição
O Império da rua de cima de São Pedro Angra do Heroismo
O Império do Espírito Santo
 da Rua de cima de São Pedro
Fundado em 1795
Freguesia de S.Pedro
Império dos Quatro Cantos Angra do Heroismo
Império do Espírito Santo dos Quatro Cantos
Fundado 1810
Freguesia da Sé






Para o culto existem determinados objectos cada um com a sua simbologia como a Coroa, o Ceptro e o Orbe, assim como a Bandeira, as Varas e o Hino. As cerimónias consistem na Coroação, no Cortejo, no Bodo entre outras, mas trata-se essencialmente de uma Festa de Fé, de Entreajuda e de Alegria. 





0 comentários: