Monte Brasil - Vulcanismo surtsiano ou surtseiano

Quer Comentar?

Terceira Island

A península do Monte Brasil, resultou da acumulação de cinzas por queda directa do material projectado pela erupção de um vulcão submarino. A ligação que, posteriormente se formou entre a ilha e o Monte Brasil, tem cerca de 500 metros de comprimento por 500 metros de largura.





Não se sabe ao certo quando ocorreu a erupção do Monte Brasil, mas foi certamente há mais de 20.000 anos, com explosões violentas e formação de nuvens ardentes. As nuvens ardentes podem formar-se numa erupção explosiva, sendo composta por uma mistura quente de gases e material sólido que se desloca a elevadas velocidades.





Monte Brasil - Visto de S.Mateus



Ao olhar-se em pormenor as rochas que o formam, logo se verifica que a sua estrutura finamente estratificada e a cor típica da cinza vulcânica de uma erupção submarina, devido à formação de um mineral chamado palagonite é característica de uma erupção submarina surtsiana.









Monte Brasil - Cratera




Estratificação do depósito piroclástico
Figuras de carga (bomb sag)
no tufo surtseiano  do Monte Brasil

 É frequente, nas erupções vulcânicas mais violentas, a formação de uma mistura de materiais sólidos incandescentes de dimensões variadas (cinzas, bagacina, bombas e blocos), bem como de gases a elevadas temperaturas (cerca de 1000º C).


Baía de Angra do Heroísmo





A erupção criou na ilha Terceira uma angra abrigada, em torno da qual se instalou a cidade.







Integra a Área Protegida de Gestão de Recursos do Monte Brasil incluida no Parque Natural da Terceira, apresentando habitats naturais protegidos, nomeadamente grutas submersas e semi-submersas, associados a elevada biodiversidade da fauna marinha.







O vulcanismo surtsiano ou surtseiano, é um tipo de vulcanismo submarino muito comum nos Açores.

Neste tipo de actividade, o topo da chaminé do vulcão situa-se a pequena profundidade (metros a escassas centenas de metros abaixo do nível do mar), assim a pressão da coluna de água é reduzida, o que permite a projecção em altura dos materiais expelidos pelo vulcão e a formação de grandes explosões com o contacto do magma quente com a água fria.Assim, formam-se colunas eruptivas de grande altura, constituídas de cinzas vulcânicas (formadas a partir de gotículas de lava) e vapor, que ao caírem constroem pequenas ilhas...

Desenho esquemático de uma erupção do tipo surtsiano que poderia ter sido baptizado como do tipo capeliano. Legenda (tradução adaptada): 1- Nuvem de vapor de água; 2- Jactos de cinza; 3 - Cratera; 4- Água; 5- Camadas de cinzas e lavas do vulcão; 6- Estratos da crosta e do fundo oceânico; 7- Chaminé vulcânica; 8- Câmara Magmática; 9- Filões profundos. Esquema proveniente daqui.



Os edifícios vulcânicos construídos durante as erupções do tipo surtsiano são essencialmente constituídos por cinzas vulcânicas desagregadas (como o vulcão dos Capelinhos), mais tarde, com a circulação de água os grãos podem ficar cimentados formando uma rocha popularmente conhecida por tufo vulcânico (como os do Monte da Guia,  Monte Brasil ou ilhéus das Cabras, da Madalena e da Vila Franca.

Monte Brasil (Dta) e Ilhéus das Cabras (esq)



Excertos de textos tirados de:
http://geocrusoe.blogspot.
http://www.cm-ah.pt/angrosfera/icones-angra/fosseis-monte-brasil/apresentacao.html

0 comentários: