Fortificações - A História

Quer Comentar?

A primeira fortificação iniciada em Angra, na passagem da década de 1460 para a de 1470, por Álvaro Martins Homem, foi o Castelo de São Luís ou Castelo dos Moinhos. Era uma fortificação de modestas proporções, em posição dominante sobre o vale, a ribeira e o porto da vila, ainda seguindo as concepções castrenses tardo-medievais: em lugar elevado, no interior da terra, afastado do mar.



Forte de São João Baptista


Em 1566, corsários franceses sob o comando do capitão Caldeira, atacaram a ilha da Madeira tentando o mesmo na ilha Terceira tendo sido repelidos, pelo que passado um ano, em 1567, foi enviado ao Arquipélago dos Açores Tommaso Benedetto, arquitecto e engenheiro militar italiano, juntamente com o também engenheiro Pompeo Arditi, com o fim de orientarem a fortificação das ilhas. Foi ele, que traçou o plano defensivo da Ilha Terceira.





Forte de São Sebastião

A maior parte das fortificações previstas nesse plano foi implementada por determinação de  Ciprião de Figueiredo e Vasconcelos, entre os anos de 1579 e 1583,  e ascende a mais de cinquenta obras defensivas. Ciprião de Figueiredo, era corregedor dos Açores, ou seja, um  magistrado administrativo e judicial que representava a Coroa e a quem competia fiscalizar a aplicação da justiça e a administração do território, tendo vindo a desempenhar um importante papel na História destas ilhas, particularmente na ilha Terceira.





"(...) Não havia naquele tempo em toda a costa da ilha Terceira alguma fortaleza, excepto aquela de S. Sebastião, posto que em todas as cortinas do sul se tivessem feito alguns redutos e estâncias, nos lugares mais susceptíveis de desembarque inimigo(...)
Uma das fortalezas que a experiência mostrou ser da maior necessidade, foi a que então ele mandou fazer na ponta do Monte Brasil, da parte de leste  (...).  A este forte deu o nome de Santo António, em obséquio do novo Rei que assim se chamava (...). Na outra ponta da parte do sul edificou o forte chamado do Zimbreiro.
Os mais fortes que Ciprião de Figueiredo mandou edificar (...) são os seguintes: dentro na baía da cidade, entre a mencionada fortaleza de Santo António e o Porto Novo, edificou-se outro forte; correndo para o poente, onde se chama a Prainha, outro, (...) Edificou-se mais adiante a fortaleza de São Mateus, o forte da Calheta, e o do Negrito ; e dali até à Serreta  fizeram-se trincheiras em poucos lugares, por ser costa mui brava.
Para leste fez-se um forte, onde se chama o Vale de Estêvão Ferreira, além do castelo de S. Sebastião. E porque dali até à Feteira é costa brava, apenas se fizeram em alguns baixos pequenas trincheiras e baluartes, como foi nas Laginhas.
Continuou-se o forte de Santo António no (...) Porto Judeu; fez-se um baluarte na Ponta dos Coelhos; concluíram-se a boa fortaleza da Salga e o reduto que lhe fica fronteiro (...) , fundou-se o forte das Cavalas, (...); e um pouco adiante fez-se o forte das Caninhas.
(...) edificou-se o forte da Greta; e o de Santa Catarina, (...); e entre os ilhéus fez-se um baluarte, no lugar em que pelos anos em diante a Câmara de Angra mandou construir a fortaleza do Bom Jesus.
(...)na baía de Porto Novo, edificou-se o forte denominado Pesqueiro dos Meninos; e dentro na enseada do mesmo porto, concluiu-se um pequeno castelo denominado de S. Sebastião,(...)  edificou-se o forte de Nazaré, e logo adiante o de S. Tiago, que cruza, com o forte de São Bento, a enseada do Porto de Martim. Defronte da ermida de S. Vicente fez-se outro forte, e dentro da baía da Praia construíram-se 12 fortes e baluartes, (...).
Toda esta grande fortificação se efectuou pelo incansável zelo e actividade do governador Ciprião do Figueiredo, a quem não faltavam os meios necessários,(...) e ainda que algumas obras da fortificação se não concluíram com a maior perfeição, senão depois de vários anos, e ainda durante o governo de Filipe III, é certo que esta ilha se tornou inconquistável, e não consta que depois disto alguma força a pretendesse atacar, por mal defendida.(...) "- Anais da Ilha Terceira - Tomo I (Quarta Época - Capítulo IV)



Em 1593, após a conquista da Terceira pelas tropas espanholas, inicia-se a construção da Fortaleza de São Filipe, hoje Fortaleza de São João Baptista.

0 comentários: