Paços do Concelho

Quer Comentar?


Praça Velha Angra do Heroismo
Praça Velha - vista das janelas da Sala de Sessões




Tipo de Imóvel: Arquitectura Civil
Morada: Praça Velha












Camara Municipal Angra do Heroismo
Fachada

O primeiro Senado de Angra data de 1474, tendo sido estabelecido por João Vaz Corte Real  (capitão-donatário de Angra). O seu edifício situava-se sensivelmente no mesmo local do actual, com uma pequena praça defronte, como se pode reconhecer pela carta de Jan Huygen van Linschoten, em fins do século XVI.

Após o terramoto de 1608 a Praça onde se situava o edifício foi ampliada, e o edifício da Câmara remodelado em 1610.

Em meados do século XIX o edifício foi uma vez mais remodelado, tendo sido  inaugurado  11 Agosto de 1866.






A entrada principal do edifício abre-se num amplo saguão que se desenvolve numa imponente escadaria, ao cimo da qual se vê um busto do Infante D. Henrique.



 


Ao cimo do primeiro lance de escadaria destacam-se os vitrais que representam, os laterais, a heráldica da cidade de Angra e, ao centro, o emblema nacional.


No átrio superior destacam-se um valioso tapete de Arraiolos e uma mesa de bufete em madeira de pau santo dos finais do século XVIII.




Salão Nobre




Na Sala de Sessões destaca-se o valioso mobiliário do hemiciclo em madeira de jacarandá, executado na década de 1950 pelas oficinas da escola da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, ostentando em talha os três brasões usados pelo município ao longo dos séculos.(em)



 

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pela Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo, conforme a Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho, e artigo 10.º e alínea a) do artigo 57.º do Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto.

0 comentários: